#DLdoTigre – Livro de Março

E o tema é: “Filme ou livro?”

Pensa na dificuldade de escolher um livro só pro desafio do mês!

Comecei a ler e tinha intenção de resenhar aqui o livro História Sem Fim, que está já a algum tempo pedindo pra ser lido na minha estante. Mas como esse mês eu tive férias e o ritmo de leitura diminuiu, resolvi aproveitar a coincidencia de que a leitura do mês lá no clube do livro do Facebook também era sobre um livro/filme e fazer a resenha desse outro carinha aqui:

Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

2014-03-16 14.30.15Quando votamos o livro que seria lido pelo grupo para as discussões de março, eu não tinha a menor intenção de ler esse livro. A sinopse nunca tinha me despertado interesse, e o filme também me passou despercebido por muito tempo.

Mas a grande graça de fazer parte de um grupo de leitura é justamente essa, né… Fui surpreendida. Amei o livro!!

Sinopse: “O corpo em decomposição de um jovem é encontrado no Alasca. A polícia descobre que se trata de um rapaz de família rica do Leste americano que largou tudo, se internou sozinho na aridez gelada e morreu de inanição.

Quem era o garoto? Por que foi para o Alasca? Por que morreu? Para responder a essas e outras perguntas, Jon Krakauer refaz a trajetória de Chris McCandless, revelando a América dos que vivem à margem, pegando carona ou circulando em carros velhos, vivendo em acampamentos e cidades-fantasmas.”

E assim, adorei conhecer a história do Chris e das reflexões que ela traz sobre a maneira que vivemos a vida.  O livro é escrito em forma de documentário – e alguns podem considerar uma leitura cansativa. Eu gosto, e achei muito fácil de ler.

E depois de ler o livro e investigar tanto os aspectos da historia, ver o filme não foi uma grande coisa. Talvez por já estar tão dentro dos acontecimentos, o filme não trouxe nenhuma novidade. Acho que se tivesse assistido o filme num outro momento, teria curtido bem mais. A fotografia é linda, Emile Hirsch é otimo e a trilha sonora é fantática.

Esse foi um mês bem intenso pra mim. Passei por momentos incríveis, ri muito, chorei de felicidade… e também acabei passando por situações chatas e me decepcionando com algumas pessoas. No meio de tudo isso, os livros sempre me acompanham e me fazem bem. E nada melhor que um livro que desafie, te force a olhar pra vida por uma perspectiva diferente e faça refletir. Chris McCandless e Jon Krakauer certamente me ensinaram alguma coisa, mesmo que eu não consiga explicar o quê.

 

desafio literario

Anúncios

4 pensamentos sobre “#DLdoTigre – Livro de Março

  1. Eu li depois de ter assistido então não tive esse problema. O filme funciona muito bem sozinho, mas pra quem leu, é realmente um pouco chato que não apresente nenhuma novidade. Mas como você disse, a trilha sonora é fantástica, Eddie Vedder é demais! ❤

    E a fotografia também é muito boa. Enfim, eu escolheria o livro, até porque dá mais contexto sobre a família do McCandless e conta um pouco sobre outros exploradores 🙂

  2. Hmm. Fiquei com bastante vontade de ler o livro, justamente por causa do filme, que na época me marcou muito. Do tipo que te joga no chão e samba na sua cara, haha. Engraçado como essas coisas têm muita a ver com a fase pela qual a gente está passando.

    Nunca tinha parado para pensar que talvez o choque tenha vindo do fato de eu não saber o que iria acontecer e que ler o livro talvez ficasse meio chato. Enfim, mas se você gostou mais do livro do que do filme, talvez seja um bom sinal?

    • Thamires, o diferencial do livro é que ele é uma investigação. Somos levados a refletir quais os motivos levaram Chris a essa escolha de vida e fala um pouco sobre outros exploradores que passaram por situações parecidas , então todos os momentos “WTF” que mexem com a gente no filme são despertado novamente… Rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s