Dia da Toalha o/

“O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas.

Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando inebriantes vapores marítmos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoávelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda sim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

Pois é… é praticamente impossível falar sobre Douglas Adams e o Guia do Mochileiro das Galáxias sem citar pelo menos uma das várias passagens dessa série. Talvez porque seja extremamente complicado explicar pra alguém que não conhece, como um livro de cento e tantas páginas é capaz de causar tal fascínio.

Mais de uma vez aqui no blog já declarei todo o meu amor à essa série. Mas hoje o dia não podia passar em branco, né?

Vocês vão ouvir a imprensa chamar o dia 25 de maio de “Dia do Orgulho Nerd”… mas ainda sou defensora do “Dia da Toalha” e ponto.

Pra quem não sabe, o dia da toalha surgiu após o falecimento de Douglas Adams (em 11 de maio 2001). Foi uma homenagem dos fãs do autor que começou num fórum e tomou proporções mundiais graças a internet. Parece sem noção? Assim como tudo relacionado a Douglas Adams! Nada mais justo…

Se você ainda não leu o livro… tá esperando o que, heim??? Tá sempre em promoção lá no Submarino… e tem uma versão em pdf aqui. Sem desculpas! Mesmo que você não goste (tá, pode acontecer… mas eu sou fã! rs), pelo menos tente entender um pouquinho do que se trata antes de julgar os “nerds malucos” que estarão por aí com as suas toalhas no dia de hoje… ok?

Além disso, há também a série produzida para a TV (de 1981) e o filme (de 2005), ambos com roteiro supervisionado pelo Douglas Adams… Não recomendo pra quem não leu ou não conhece a história. Sério. Acredito que fica muito mais interessante se você já está por dentro do universo do “guia”.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Dia da Toalha o/

  1. Pingback: 25/05 « Wonderland by Me

  2. Pingback: Lá na terra da rainha… « Wonderland by Me

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s