Eu na #CPBr4: Voluntariado

Bom… hoje eu vou falar como foi ser voluntária na Campus Party, e dar algumas dicas pra quem se interessou em se candidatar no ano que vem.

Primeiro, fotinho oficial dos voluntários:

Tropa de Elite

Clica pra saber tudo:

Bom, pra começar… a dica mais importante é: Ser voluntário significa que você está abrindo mão de assistir várias palestras, pois tem um horário a cumprir.

Vamos começar falando pela parte chata, e depois eu falo de todas as vantagens e momentos felizes, ok?

Primeira coisa: voluntários chegam um dia antes dos campuseiros (dãaaa…). Neste ano o trabalho do primeiro dia foi pesado, e praticamente todos os voluntários se dedicaram a montar as barracas da área de camping e montar os kits de boas vindas que os campuseiros recebem.

Cansativo? MUITO!

Galera fica cansada e stressada… E não dá pra trabalhar só 6 horas nesse dia.

E no dia seguinte, ainda é bem pesado… Então esteja preparado mentalmente pra acordar cedo e lhe dar com momentos estressantes… pq é dia de receber os campuseiros, e quem tá acostumado a trabalhar com gente, sabe como isso é complicado. Até por que, tem fila lá fora, e o povo já chega cansado de esperar…

Mas passando essa fase, o trabalho vai normalizar, e cada voluntário vai pra sua área.

Áreas para se trabalhar

Meu trabalho a partir do terceiro dia foi na área de “Criatividade” da arena (era a área rosa, com palestras sobre Foto, Design, Música e Mídias Sociais). O pessoal que trabalha na arena é o pessoal do “Conteúdo”, e o voluntário que trabalha lá fica em uma das áreas em que ocorrem palestras. Em geral, você vai auxiliar na organização da palestra, resolver problemas que venham a acontecer, e vai acabar acompanhando boa parte das palestras que acontecerem na sua área.

Além disso, existem várias outras funções que poderão ser desempenhadas pelos voluntários.

O CRM é o cadastro de campuseiros e equipamentos. A Campus TV cuida das transmissões para o site da campus. Tem também o pessoal da Comunicação, que cuida principalmente do blog. Tem a área de Produção (bastidores do evento). A parte de Inclusão Digital (que tem que estar preparada para atender a criançada). E a Campus Futuro, que é o setor que apresenta os projetos mais inovadores, e que geralmente são trazidos de vários países (inglês é muito importante pra esses voluntários).

Acho que não me esqueci de nada, mas se algum voluntário ler meu post, pode complementar a informação nos comentários… 🙂

O que vale a pena?

O que mais valeu a pena, sem dúvida, foi o tanto de pessoas legais que eu conheci lá! Trabalhar como voluntário me permitiu fazer grandes amigos (mas isso é coisa pra outro post).

Além disso, é super legal poder dizer que você fez parte da produção de um evento tão significativo quanto a Campus Party.

Tudo que eu posso dizer é que eu não vejo a hora de ir pra #CPBr5, e que cada segundo valeu a pena!!

4 pensamentos sobre “Eu na #CPBr4: Voluntariado

  1. Vale ressaltar que o trabalho pesado, como: montar as barracas, empacotar os kits e distribuir as credenciais só foi possível com as brincadeiras, músicas (diga-se de passagem, super animadas) e o mais importante as pessoas com quem você dividiu toda essa experiência!

    Bjus!

  2. Vlw Aline.

    Esse ano eu trabalhei na area de Produção e foi cansativo sim mais depois foi recompensado com o evento sendo realizado.
    Mesmo com todos os problemas que um grande evento tem a Campus ocorreu muito bem.
    Ano que vem estarei la sem Duvidas.

  3. Oi Aline

    Eu fui voluntário na parte de Produção e foi cansativo sim, mais recompensador no final.
    O evento foi realizado mesmo com todos os problemas que um Evento desse Porte acarreta, mais mesmo assim os Voluntários deram conta.
    E ano que vem estarei la, Sem duvidas.

Deixe um comentário

